As tendências da Indústria 4.0



O ano de 2018 foi um grande período para o cenário da Indústria 4.0 no Rio Grande do Sul. Isso porque foi um momento de analisar em que patamar estamos e para onde devemos avançar nesse sentido. Em outubro, o Estado tomou ciência de seu status industrial com a apresentação dos resultados do mapeamento tecnológico realizado em parceria entre o NEO (Núcleo de Engenharia Organizacional) da UFRGS e o Núcleo de Gestão da Inovação da ABIMAQ.

Sob a coordenação do professor Alejandro Frank, do NEO, o levantamento reuniu dados de 90 empresas brasileiras do segmento de Máquinas e Equipamentos, de diversos portes e câmaras setoriais. Esse mapeamento gerou um relatório intitulado “Indústria 4.0”, que traça um paralelo entre os conceitos inerentes à Indústria 4.0 e a implementação dessas tecnologias no dia a dia das empresas, desde a digitalização da comunicação com fornecedores, colaboradores e clientes, até a conectividade das máquinas e equipamentos, para integração, monitoramento e rastreabilidade, por exemplo.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

A Metal Work, como fabricante de componentes para automação industrial, já vem desenvolvendo produtos e soluções dentro do conceito das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 desde 2014, como estratégia mundial do grupo.

Com a rápida inserção de novos produtos e tecnologias, está posto o desafio de conseguir levar, em tempo hábil, essas inovações ao mercado. Com base nessa necessidade, a Metal Work tem buscado, junto às universidades, centros de pesquisas e as entidades vinculadas à indústria, as parcerias para levar as novas tecnologias de forma mais célere ao mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas