Indústria 4.0: feiras e eventos que demonstram a prática dessa revolução


A temática da Indústria 4.0 – ou Quarta Revolução Industrial – se faz presente nas principais feiras e eventos nacionais e internacionais de praticamente todos os segmentos industriais. O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Hannover Messe, na Alemanha, a principal feira do mundo para a tecnologia industrial. Desde então, o conceito vem sendo objeto de demonstrações e discussões a fim de calcular o impacto da Indústria 4.0 no futuro das empresas, governos e sociedade.

A Indústria 4.0 é chamada de Quarta Revolução Industrial porque representa um novo avanço em relação à Primeira, de natureza mecânica e ocorrida no século 18; à Segunda, de natureza elétrica e manifestada no século 19; e à Terceira, cuja ênfase é a automação e desenvolvida quase no final do século 20. Assim, a Indústria 4.0 tem em seu centro a fusão dos mundos físico, digital e biológico por meio da inteligência artificial, robótica, big data, internet da coisas, manufatura aditiva, biologia sintética e sistemas ciber-físicos, realidade virtual  ampliada. Segundo levantamento da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano. Essa economia envolve ganhos de eficiência, redução nos custos de parada de maquinas, manutenção e no consumo de energia.

Líder na fabricação de componentes pneumáticos, a Metal Work é uma das empresas ativas e alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0. Uma das estratégias utilizadas para apresentar suas soluções são as feiras e eventos. Nos anos de 2016 e 2018, por exemplo, participou da Ilha de Manufatura Avançada de duas edições da Feimec, a maior feira de máquinas e equipamentos da América Latina, promovida pela Abimaq, que reuniu diversas empresas para demonstrar na prática e em tempo real os principais conceitos e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0. Entre as tecnologias apresentadas pela Metal Work, permite que sistemas pneumáticos mais a unidade PickPlace da Metal Work  estivesse conectada a toda rede onde a comunicação permitisse conexão entre todos objetos da linha .

O mesmo conceito de fabrica inteligente  ocorreu também na 1ª edição da Expomafe, onde o desafio era se produzir um produto mais complexo no qual a flexibilidade e customização permitiu  que a mesma linha  produzisse produtos personalizados por cliente. O objetivo  deste demonstrador ou fabrica inteligente  era mostrar aos visitantes que o Brasil tem hoje expertise e fornecedores das tecnologias que permite adequação das fabricas e das maquinas instaladas na direção da Indústria 4.0, pois os equipamentos utilizados na a linha de produção são maquinas convencionais, robôs dispositivos existentes, que foram convertidos  ou adaptados para operar usando as novas tecnologias .

Comentários

Postagens mais visitadas