Indústria 4.0: tecnologia permite monitoramento de máquinas em tempo real

Indústria 4.0: tecnologia permite monitoramento de máquinas em tempo real 

Fabricante de componentes para automação industrial de origem italiana e com sede brasileira em São Leopoldo (RS), a Metal Work é uma das primeiras empresas a desenvolver produtos alinhados com o conceito da Indústria 4.0. Entre eles, estão os novos módulos da linha EB80, utilizados na fabricação de máquinas de diversos segmentos, que monitoram em tempo real o comportamento de seus componentes, podendo prever falhas, controlar a vida útil dos elementos, otimizar o gerenciamento de peças e intervir cedo para evitar tempo de inatividade do sistema.

Entre as vantagens do produto estão o baixo consumo de energia, a personalização dos sistemas – que podem ser estruturados com infinitas combinações, como um Lego – e a redução de 60% a 80% do número de códigos em relação aos concorrentes. A EB80 não apenas se autodiagnostica em relação às funções que deve exercer, mas desenvolve funções de verificação e diagnóstico de componentes complementares.

Em algumas situações, essas informações são usadas em tempo real, como no caso de alarmes com mal funcionamento; em outras, podem ser enviadas para uma unidade de armazenamento, local ou remoto, em um servidor de nuvem, para serem analisadas em uma fase posterior. Os alarmes também podem ser enviados para uma estação de assistência remota que monitora o estado do sistema de maneira contínua.

Essa tecnologia permite ampliar o grau de informações sobre elementos de máquinas. Conforme Hernane Cauduro, diretor da Metal Work no Brasil, a indústria 4.0 já é uma realidade. “Com este último lançamento, a Metal Work oferece aos construtores de máquinas o que existe de mais moderno em terminais de válvulas, atuadores e estruturas de máquinas flexíveis, permitindo construir soluções de modo diferente, proporcionando a ampliação e a reconfiguração de   sistemas e máquinas com um alto grau de flexibilidade, o que sequer se poderia imaginar há pouco tempo atrás”.

Sobre a Metal Work

Fundada em 1967 na Itália, a Metal Work está presente em todos os continentes. No Brasil, tem sede no município de São Leopoldo (RS), onde desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e da América Latina. Em seu portfólio, constam mais de 15 mil referências. Entre as principais famílias de produtos, estão: cilindros pneumáticos, elétricos, lineares e rotativos; válvulas pneumáticas e eletro válvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis; e estruturas de máquinas em alumínio, elementos para vácuo.


Comentários

Postagens mais visitadas