Demonstração prática da Indústria 4.0: dispositivo de montagem e buffer de saída

Os conceitos da Indústria 4.0 serão demonstrados na prática durante os dias 9 e 13 de maio, em São Paulo, durante a EXPOMAFE (Feira Internacional de Máquinas Ferramenta e Automação Industrial). Trata-se do Demonstrador de Manufatura Avançada, que vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados para evidenciar uma das principais características dessa nova indústria: a customização.
Os produtos da Metal Work vão compor quatro módulos do demonstrador. No e-mail anterior, apresentamos um deles e agora serão detalhados o dispositivo de montagem e o buffer de saída. 
Para o desenvolvimento deste dispositivo, primeiramente foi necessário:
*Analisar o espaço disponível para a instalação do nosso dispositivo - Mesa de montagem com 1,2 x 1,2m;
*Verificar como as peças usinadas e soldadas chegariam até o módulo de montagem - As peças chegam em duas esteiras guiadas por fora das mesas de trabalho, cada tipo de peça em uma esteira diferente;
*Com quais outros produtos seria necessário criar um sistema de cooperação - O dispositivo trabalha em conjunto com um robô colaborativo.
Quando as peças chegam até o dispositivo de montagem, o dispositivo pick and place, desenvolvido com o sistema de movimentação Metal Work série LEPK e interface de fixação V-Lock, avança e busca a peça soldada. A fixação da peça usinada é feita através de ventosa e sistema de vácuo. Após a pega, esta peça é inserida no berço de montagem. Em seguida, o robô colaborativo busca a pega usinada na outra esteira e a insere no berço.
O próximo passo a ser feito é a fixação das duas peças. Para isto, foi desenvolvido um cilindro ISO 15552 ø40mm guiado com flange frontal especial que exerce a força na peça usinada para que ela seja acoplada à peça soldada. Após a montagem, este conjunto do produto final é transferido para uma posição de retirada por um cilindro ISO 15552 ø32mm também guiado. Ao chegar nesta posição final, o robô retira a peça e coloca no buffer de saída, estrutura de perfil de alumínio com 2 andares e 10 posições totais.
Todos os acionamentos Metal Work neste sistema são comandados por válvula EB80 com protocolo de comunicação EtherCAT.
Para o tratamento de ar comprimido nesta estação, utilizamos o sistema ONE, da Metal Work, que é um item com dimensões fixas de 140x180mm que possui todos os elementos utilizados em um sistema típico de tratamento de ar comprimido: engloba filtro, regulador, válvula de despressurização manual e elétrica, válvula de abertura progressiva, manômetro, pressostato e tomadas de ar. Toda a parte elétrica pode ser comandada por único cabo M12 5 polos.
Assim como acontece nos magazines, todo o posicionamento dos cilindros é informado para a ilha de válvula EB80 através de sensores, e esta repassa para o mestre.
Clique aqui e faça sua inscrição na EXPOMAFE

Comentários

Postagens mais visitadas