Metal Work apresenta dosador de sementes eletropneumático na Expodireto-Cotrijal

A Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), foi palco para o lançamento do primeiro dosador de sementes eletropneumático do Brasil, desenvolvido pela Metal Work. O produto utiliza energia elétrica de 12 volts disponível do trator e sua operação é independente, podendo ser adaptado a qualquer tipo plantadeira.

O dosador não utiliza óleo, consome menos combustível, apresenta menor nível de ruído, leva menos componentes em sua montagem e consome menos de 10% da potência dos sistemas atuais. Seu desenvolvimento é resultado do programa TESA (Tecnologia Embarcada para o Setor Agrícola), que conta com a cooperação entre ABINEE, ABIMAQ e SIMERS.

O engenheiro da Metal Work, Filipe Braga, explica que o produto representa uma evolução dos modelos mecânicos e hidráulicos utilizados atualmente. “O motor hidráulico utilizado no mercado, por exemplo, usa de 13 a 16 quilowatt para fazer a turbina funcionar. Com o dosador eletropneumático, o consumo será de apenas 0,1 quilowatt, gerando uma economia de energia gigantesca”, explica Braga.

O dosador já foi testado em uma propriedade rural no interior do Rio Grande do Sul para o plantio de sementes de girassol e alcançou um índice de eficiência de 99%.





Comentários

Postagens mais visitadas